Vantagens de utilizar motor centro-rabeta nos barcos

O motor centro-rabeta é conhecido por ser instalado no fundo do casco do barco, garantindo, dessa maneira, o total equilíbrio na distribuição do peso a bordo. Além disso, essa característica permite também um melhor acabamento da embarcação, uma vez que quando estão na água, toda a parte externa (outboard) da motorização fica submersa.

No entanto, não são somente essas características que tornam o motor centro-rabeta uma excelente opção para seu barco. Neste texto preparamos as principais vantagens para garantir uma excelente navegação. Continue a leitura e confira! 

 

Conheça a origem do motor centro-rabeta 

O engenheiro Charlie Strang, da Mercury Marine, em 1948 adaptou um motor de carro de corrida a um motor de popa. Ele pretendia criar um sistema de propulsão marinha mais poderoso do que os motores de popa disponíveis naquela época. 

Por isso, em 1950, ele e seu colega também engenheiro Jim Wynne trabalharam para o fundador da Mercury Marine, Carl Kiekhaefer, porém seu projeto ficou em segundo plano, até que 1959 eles se desligaram da empresa e em menos de 90 dias desenvolveram sua própria unidade de popa, posteriormente patenteada. 

O primeiro lançamento comercial de “sterndrives” foi o Volvo Penta “Aquamatic” em 1959, no New York Motor Boat Show. Em 1962, 16 fabricantes estavam produzindo “sterndrives“. O motor centro-rabeta costuma ser mais caro que o de popa, afinal tem mais potência, chegando aos 500 HP. Além disso, é muito usado em lanchas de passeio entre 20 e 45 pés.

 

Quais as vantagens do motor centro-rabeta? 

  • Não ocupa espaço na popa: essa é uma maneira de facilitar a circulação e o acesso das pessoas no barco
  • Valoriza o design da embarcação: a lancha fica mais bonita com o motor embutido do que o exposto, como ocorre com o motor de popa. O design fica mais clean e valoriza as linhas do barco. 
  • É mais silencioso que o motor de popa: isso ocorre pois a parte “inboard” fica abrigada, além de possuírem revestimento acústico.
  • Existem versões a diesel: normalmente são raras em motores a gasolina. 
  • Vem com direção hidráulica servoassistida: como nos automóveis, o recurso que a maioria dos motores de popa não possui. 

 

Confira também algumas desvantagens do centro-rabeta 

  • Costumam ser mais pesados do que os motores de popa
  • Sua instalação e manutenção são mais complexa que a de um motor de popa
  • Ao navegar em águas rasas, a ação do barco fica limitado, afinal a rabeta só pode ser levantada parcialmente

Gostou de saber sobre este assunto? Aqui na Magma Yachts contamos para você as novidades envolvidas em diversos setores. Para conferir muitos outros conteúdos sobre náutica, siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Compartilhe