Bons ventos: Mercado náutico nacional vive o melhor momento da história

Mesmo com atrasos no recebimento de matéria-prima estrangeira (um reflexo da pandemia) o mercado náutico nacional faturou, em 2021, cerca de R$ 2 bilhões de reais. Os dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (ACOBAR) mostram ainda a perspectiva de 10% no crescimento do setor, em 2022. Muitos modelos já registram filas de compradores, que optaram pela aquisição de iates e veleiros zero quilômetro. 

A espera também se deve ao tempo de produção dos modelos. Fabricados de forma artesanal, cada barco leva, em média, de quatro a seis meses para finalização. A espera tem sua recompensa, com iates e veleiros de alto padrão produzidos artesanalmente. 

Navegando contra a maré

Apesar do cenário econômico negativo, o mercado náutico tem registrado crescimento, inclusive em 2020. Com o isolamento social, viagens e eventos foram cancelados, muitos por tempo indeterminado. A necessidade de sair ao ar livre fez com que pessoas adquirissem iates e veleiros, que oferecem a vantagem de poder viajar com uma casa a bordo. 

Neste quesito, a fabricação nacional dispõe da vantagem de ter, em seu interior, um ambiente projetado para o público brasileiro. Modelos de iates, catamarãs e veleiros são construídos com amplas cozinhas planejadas, quartos e banheiros que oferecem o conforto de uma casa em terra firme. 

A possibilidade de viajar por curtos ou longos períodos sem se preocupar com hotéis e restaurantes torna o barco um excelente refúgio, além de um rápido meio de transporte.  

Hoje, a tecnologia permite que aventureiros e pilotos iniciantes naveguem em alto mar com facilidade, segurança e bem-estar. 

Novos horizontes 

Com a retomada de atividades e eventos abertos ao público, as maiores feiras do mercado náutico também voltam à nativa, aumentando ainda mais a perspectiva de crescimento no setor. Considerado o maior evento náutico indoor da América Latina, o São Paulo Boat Show mostra a força das maiores marcas do setor, em sua 25ª edição.

Além de aquecer a economia, trazendo para o Brasil as mais recentes tendências e tecnologias, o mercado náutico contribui em diversos âmbitos sociais. Seja por meio da geração de empregos e da oferta de qualificação profissional, a área ainda fortalece os setores de serviço e comércio. 

Se você também quer realizar o sonho de ter seu próprio refúgio em alto mar, aproveite e conheça os principais modelos Magma Yachts. 

Compartilhe