Adeus vida na cidade! Olá vida no mar!

Entre os anos de 2020 e 2021 passamos pelo período mais crítico da pandemia no Coronavírus. E diante de tanta restrição, em especial o não contato com outras pessoas e o não poder sair de casa, fez que muitos escolhessem o barco como alternativa para fugir de aglomerações. 

E neste texto vamos tratar exatamente deste assunto. A Magma Yachts preparou este conteúdo para contar o porque este que era um sonho para alguns, se tornou uma emergência para garantir o distanciamento social. Confira! 

Sonho virando realidade: o porque do adeus a vida na cidade e escolha pela vida no mar?

Quem nunca pensou em deixar a vida na cidade e viver no mar conhecendo novos locais e vendo paisagens incríveis, não é mesmo? Pois bem, muitos brasileiros tornaram isso uma realidade. Afinal, um dos grandes aprendizados na pandemia, com toda certeza, é de que a vida precisa ser vivida com intensidade. 

Mas, além disso, o fato de muitos mostrarem a realidade de quem vive a bordo, como as paisagens paradisíacas, os banquetes, a calmaria do velejar, tudo isso foi motivador para a escolha. 

Mudar para um barco nem sempre é fácil 

O processo de mudança para um barco pode ser algo complicado, em especial para quem não tem experiência em velejar. Logo, é necessário considerar o modelo e o tamanho da embarcação. Além, é claro, de se desfazer de tudo que foi acumulado durante a vida. E o mais importante, penso em que tipo de vida você e sua família vão levar morando no barco.

Três maneiras de viver a bordo 

  1. Amarrado a uma poita 

Quando você instala ou compra uma poita para o seu barco é preciso entender que você ficará no meio termo entre os prós e os contras de uma vida a bordo. Isso porque uma poita nada mais é do que uma bóia que fica presa a um grande peso no leito marinho. É nela que você amarra a embarcação e ficará nela por um longo período. 

  1. Morar a bordo de uma marina 

Para a maioria das pessoas, viver em uma marina no litoral brasileiro mais conhecido é um sonho, afinal há muitas opções. Porém, é preciso entender que existe um custo de mensalidade para morar em uma marina, e esse custo não é pouco, mas se for pensar pelo  conforto, o gasto vale a pena. 

Estando o barco em uma marina você tem acesso imediato à energia e água potável no píer, o que gera diversos benefícios, principalmente no dia a dia no mar. Em uma marina é possível ter também vestiários, lavanderias, estacionamento para carro. E o melhor que tudo isso: você poderá sempre fazer viagens e travessias com sua embarcação sabendo que quando retornar ela estará segura e bem cuidada. 

  1. Vida de nômade

Com certeza, viver uma vida nômade a bordo de uma embarcação é a alternativa mais econômica. No entanto, ela será também a experiência mais trabalhosa. Isso significa que você vai levar sua casa para onde quiser e passar curtos períodos nestes lugares. 

Sua embarcação ficará a maior parte do tempo ancorada, o que será necessário ficar atento ao que existe no fundo do mar para que a âncora não enrosque em nada. Além disso, algumas vezes será preciso vigiar o barco, principalmente nos dias de tempestade. 

A cada ancoragem ainda será essencial se informar sobre onde conseguir combustível, água e mantimentos. Também deverá descobrir para onde correr em caso de algum acidente ou doença a bordo. Mas, em contrapartida, você terá contato com diferentes pessoas e culturas. 

E aí, que tal se aventurar pelos mares brasileiros a bordo da sua embarcação? Antes disso, conheça os barcos da Magma Yachts. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas embarcações.

Compartilhe