A fibra de carbono e o automobilismo

Você sabe os principais motivos do uso da fibra de carbono no automobilismo? Neste texto separamos algumas das vantagens. Veja! 

A fibra de carbono e o automobilismo

Se você é um apreciador do automobilismo, provavelmente já ouviu falar sobre a importância da fibra de carbono para esse setor. Pois bem, quando o assunto une esses dois temas sabemos que significa leveza e resistência para os carros hoje fabricados em todo o mundo. 

No entanto, não são somente esses os benefícios. Por isso, para explicar melhor os diferenciais que a fibra de carbono proporciona para o automobilismo, a Magma Yachts preparou este conteúdo especial. Confira! 

O que é a fibra de carbono e quando ela foi criada? 

A fibra de carbono foi criada em 1958 por Roger Beacon, que na época era funcionário da Union Carbide. Ela é feita a partir de microscópicos fios de átomos de carbono que juntos e alinhados produzem um eixo que pode ser tecido e combinado com outros materiais. 

Para se produzir um desses fios que tem de 0.005 a 0.010mm de diâmetro (um fio de cabelo tem aproximadamente 0.080mm), é necessário aquecer um polímero a altas temperaturas para carbonizá-lo.

Hoje, a fibra é produzida com poliacrilonitrila ou mesmo piche. O material carbonizado é então ligado entre si formando um eixo ou fibras que são trançadas para formar um fio, algo como um novelo de lã ultra resistente.

A fibra de carbono e o automobilismo e seus diferenciais 

Segundo a revista Autovídeos, os cockpits e chassis feitos de fibra de carbono são um grande avanço no setor automobilístico. Isso porque tudo isso é criado a partir de moldes de resina e carbono em medidas calculadas com precisão. O material é utilizado principalmente nos veículos em que a velocidade final e a capacidade de fazer curvas são elevadas, além disso há mais exposição do piloto.

Hoje em dia, a fibra de carbono no automobilismo é usada em diferentes lugares. Seja na cosmética, que além de beleza ajudará no desempenho do carro. Um exemplo desta forma de realização é as caixas de espelho ou inserções feitas dentro do material. 

Neles podemos ver alguns painéis de carroceria feitos de fibra de carbono, bem como a capota ou o telhado. Também é usado em componentes aerodinâmicas tais como destruidores, difusores ou defletores de ar. Por outro lado, são aqueles que usam diretamente o chassi do material para aliviar o peso total, enquanto que a resistência é adquirida. 

Por fim, não podemos esquecer da outra forma de aplicação da fibra de carbono, que nada mais é do que na produção dos pneus utilizados nos automóveis. Com isso, os pneus se tornaram mais fortes, leves e com uma estética única. 

Diante disso, para os próximos anos é que o uso do material seja estendido para a produção de carros populares. Várias empresas já sinalizaram os testes da fibra de carbono como um dos componentes principais na fabricação dos seus automóveis 

Gostou de saber sobre este assunto? Aqui na Magma Yachts contamos para você as novidades envolvidas em diversos setores. Para conferir muitos outros conteúdos sobre náutica, siga a Magma Yachts nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Compartilhe